sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Por que se usa a aliança de casamento na mão esquerda e a de noivado na mão direita?

Alguns costumes são tão antigos e comuns que perdem o significado ao longo do tempo. No casamento, não é diferente. Existem várias tradições que são seguidas pelos noivos, mas nem eles mesmos sabem o porquê.

A aliança tem o formato redondo para representar a eternidade. Ou seja, não ter começo, meio e fim. O propósito disso surgiu no Egito, por volta de 2800 a.C. Os egípcios já usavam um anel para simbolizar o laço matrimonial. Para eles, a união em matrimônio de um casal tinha que ser eterna.

Depois de 2000 anos, os gregos descobriram o magnetismo, que acabou influindo também nessa simbologia. Como eles acreditavam que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração, passaram a usar nele um anel de ferro imantado. O intuito era que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro. Os romanos logo adotaram o costume. Com a construção do Vaticano, até mesmo a igreja católica aderiu à tradição.

O anel de noivado foi introduzido no ano 860, por decreto do papa Nicolau I (858-867), que o instituiu como uma afirmação pública obrigatória da intenção dos noivos. Dessa forma, a aliança passa da mão direita para a mão esquerda no ato matrimonial para representar a aproximação do compromisso definitivo. Do lado esquerdo, ela fica mais próxima do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário